camila

Empreendimento de Perguntas e Respostas e Negócios Sociais: Decisões, Decisões!

Uma organização sempre deve criar oportunidades para funcionários e chefes compartilharem informações livremente, criando soluções constantemente presentes. Um artigo anterior chamado, “Empreendimento de perguntas e respostas: a primeira iniciativa social de uma organização”, discute empresas sociais de perguntas e respostas e suas funções. Comunidades e negócios sociais de perguntas e respostas servem para importantes motivos em suas respectivas organizações e são parte essencial do processo colaborativo. Há muitos tipos de sistemas e comunidades que ajudam usuários a colaborar e resolver problemas focando constantemente em perguntas e respostas, ou conduzindo negócios de acordo com os requisitos de suas companias. Comunidade de perguntas e respostas e de negócios sociais possuem específicas características. Entendendo essa diferença vai ajudar companias a decidir qual tipo de funcionalidade melhor cabe a sua organização.

Comunidades de perguntas e respostas, e de negócios sociais podem ser distinguidos por sua estrutura e função. O próposito de comunidades de perguntas e respostas é facilitar a resolução de problemas. Sua estrutura providencia com rapidez eficiência jeitos de descobrir soluções. Comunidades de perguntas e respostas como “stackoverflow” atraí audiências da indústria tecnológica, e permite usuários fazerem perguntas, votarem nas respostas, marcarem tópicos e ganharem emblemas por sua participação. De um jeito parecido, Senexx SolvePath é uma comunidade de perguntas e respostas que é desenhada específicamente para compartilhar conhecimento e resolver problemas dentro de uma organização. Negócios sociais, como a Yamme são estruturados similarmente com o Facebook, em um ambiente onde membros conseguem manter informados uns aos outros. Incluí recursos como bate-papo, compartilhamento de aqruivos e atualizações de status. Diferente do Facebook, Yammer é focado somente em conectar pessoas que estão interessadas em fazer negócios juntas (ou da mesma compania ou de conexões externas). Embora esses recursos promovam um ambiente colaborativo, eles não estão diretamente ligados a resolução de problemas do mesmo jeito que comunidades de perguntas e respostas. Em vez dos usuários responderem diretamente às perguntas, eles postam fontes de informações que possa conter respostas. Comunidades de perguntas e respostas, e de negócios sociais são ferramentas importantes que companias podem utilizar para criar um ambiente de compartilhamento de conhecimento. Decidindo qual tipo de comunidade é mais adequado para uma organização depende dos objetivos da organização. O seguinte manual sob quais circunstâncias a compania deve procurar uma comunidade de negócios sociais ou uma de perguntas e respostas. Uma comunidade de negócios sociais é a melhor solução para uma compania quando:

  1. Os objetivos de uma compania incluem abrir canais de comunicação para chefes e funcionários conversar a respeito de assuntos específicos, atualizar outros na progressão e baixar arquivos para a empresa visualizar.
  2. A organização procura desenvolver novos sistemas de gestão, avaliar produtos da compania e interagir com clientes.
  3. Membros da organização desejam compartilhar idéias ou conduzir negócios em tempo-real.

Por outro lado, uma comunidade de perguntas e respostas é mais beneficiente quando:

  1. A organização deseja uma comunidade que facilita encontrar uma solução rápida e usar informações permitindo usuários a fazer perguntas e marcar a melhor resposta.
  2. Chefes e funcionários precisam encontrar rapidamente as respostas mais qualificadas.
  3.  Resolução de problemas é melhor atingido compartilhando informações.

Concluindo, é importante entender as diferenças e benefícios que cada tipo de comunidade pode trazer ao ambiente de trabalho para organizações melhorarem seu compartilhamento de conhecimento e capacidade de resolucionar problemas.